• Se você tem um cartão de crédito tradicional, saiba que também pode ter um cartao de credito virtual. Apesar de não existir fisicamente, pode fazer o mesmo que faz com o seu cartão de crédito normal, comprando bens ou pagando serviços.
  • Há um conjunto bastante grande de instituições bancárias que disponibilizam cartões de crédito aos seus clientes, sejam eles pessoas ou figuras jurídicas.

    Leia mais

Como É Que Funciona O Cartão De Crédito

Neste artigo iremos explicar como funciona cartão de crédito, um dos meios de pagamento mais populares no Brasil. Para começar, vamos explicar o que é um cartão de crédito. Este cartão permite-lhe utilizar dinheiro do banco que lhe vendeu o cartão nas suas compras de bens ou serviços. Todos esses gastos são acumulados, e no final do mês, ou noutra data definida, você irá pagar esse valor, totalmente ou parcialmente. Se o fizer em parcelas, terá de pagar juros.

O cartão de crédito tem que ser resistente, sendo por isso feito com PVC, que aguenta vários anos. Depois, poderão ter tarja ou chip. Isto é particularmente importante pois nem todos os países aderem ao mesmo. Enquanto que existem países onde a tenologia do chip está bem espalhada, noutros ainda se usa basicamente a tarja. No cartão terá ainda registado o número de cartão, o seu nome, a data de validade, e ainda, um código de segurança.

Como funciona cartão de crédito

De seguida, iremos então mostrar como funciona cartão de crédito. A primeira coisa a fazer é inserir o cartão na máquina. Dessa forma, os dados sobre o seu cartão serão transmitidos, recebendo de seguida a máquina a confirmação da autorização da transação. Esta transmissão passará por várias empresas.

Como funciona cartão de crédito se tiver chip

O cartão de crédito com chip irá ter uma capacidade de armazenamento muito maior do que um cartão que tenha uma tarja. Além disso, e mais importante, garante uma segurança maior, já que o chip é um microprocessador que encripta informação, obrigando o uso de máquinas que tenham a capacidade de decifrar esses dados. O usuário terá também que digitar o seu código de segurança, o que irá tornar ainda mais seguro.

Como funciona cartão de crédito se tiver tarja magnética

Esta faixa preta que atravessa o cartão é o local onde são armazenadas os dados necessários para que as transações possam ser realizadas. Também este sistema procura ser seguro, sendo formado por três linhas, cada uma constituída por barras magnetizadas, que estão orientadas para norte ou sul. Exigem também máquinas capazes de ler o seu código binário, através de um software próprio.